“O contato com objetos, eventos e atividades culturais é um hábito positivo para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Essa prática estimula a memória, diminui a vergonha, auxilia na coragem de se expor e ainda ajuda na descoberta de habilidades e de novas áreas”.
A cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas discussão de diferentes saberes no ambiente escolar. Sabedora dessas premissas, a Marinha do Brasil tem propiciado inúmeras visitas de escolares à exposição “200 Anos da Marinha do Brasil”, instalada no Centro Cultural dos Correios, destacando-se por exemplo, a EMEI/Escola Municipal de Educação Infantil “Armando de Arruda Pereira”, localizada na Praça da República, região central da cidade, cuja diretoria e professores tem levado dezenas de crianças para conhecerem a mostra cultural.
Até o final do Salão de Belas Artes, diversas entidades já tem confirmado suas presenças, como o Projeto SimDeVida, que levará, no dia 17 de novembro, as 14 horas, cerca de 20 alunos com deficiências, alguns autistas, com ouvido absoluto e um deficiente visual, além da visita de idosos do CRECI/Centro de Referência e Cidadania do Idoso, serviço de referência, proteção e defesa de direitos da pessoa idosa .